SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Portugueses Face a Espanhóis, Americanos e Cabo­ Verdianos, em Portugal: Distância Social, Estereótipos e Predisposição para a Mudança Atitudinal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MELO, Sara Sigmaringa. Delírios Persecutórios: uma Descrição das Teorias e de Estudos Empíricos. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.187-201. ISSN 0874-2049.

Nas últimas duas décadas, a conceptualização das ideias delirantes, em geral, e dos delírios persecutórios, em particular, tem sido alvo de grande contro­vérsia. O presente artigo procura sumarizar e integrar a literatura existente acerca deste tema, começando por descrever brevemente algumas teorias inicialmente propostas para a explicação da paranóia, passando, de seguida, a uma descrição mais detalhada, com base em estudos realizados, das duas mais recentes propostas explicativas para os delírios persecutórios. Estas são a teoria de Trower e Chadwick (1995) e o modelo de Auto­‑Representação Atribucional sugerido por Bentall et al. (2001). Será necessário que mais investigações sejam conduzidas, tendo em conta o dina­mismo das crenças delirantes, de forma a que seja possível alcançar uma com­preensão mais concertada do desenvolvimento e manutenção da paranóia.

Palavras-chave : paranóia; auto­estima; cognição­ social; dinamismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )