SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Individualismo e Colectivismo: Fundamentos Conceptuais para o Estudo Intercultural das Concepções Pessoais de Inteligência de Estudantes Portugueses e RomenosDelírios Persecutórios: uma Descrição das Teorias e de Estudos Empíricos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MIRANDA, Joana. Portugueses Face a Espanhóis, Americanos e Cabo­ Verdianos, em Portugal: Distância Social, Estereótipos e Predisposição para a Mudança Atitudinal. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.167-186. ISSN 0874-2049.

O artigo apresenta resultados de um estudo sobre a identidade nacional e as representações de alguns exogrupos em Portugal­ - distância social, estereótipos e predisposição para a mudança atitudinal. Os 446 estudantes de nacionalidade por­tuguesa que participaram no estudo­ - 241 do ensino secundário, 205 do ensino superior, 194 raparigas e 252 rapazes­ - tinham idades compreendidas entre os 14 e os 36 anos. O instrumento utilizado foi um questionário com diferentes versões consoante o exogrupo de comparação considerado: Espanhóis, Americanos ou Cabo­‑Verdianos. Com base nos resultados, foi introduzido o conceito de assimetria variada nas relações intergrupais, conceito que pretende traduzir a ideia de que o mesmo grupo pode assumir uma posição de dominante, num dado contexto de comparação, e a de dominado, num outro contexto.

Palavras-chave : Grupos nacionais; distância social; estereótipos; mudança atitudi­nal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )