SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)Individualismo e Colectivismo: Fundamentos Conceptuais para o Estudo Intercultural das Concepções Pessoais de Inteligência de Estudantes Portugueses e Romenos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

AMARAL, Virgílio. Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.129-142. ISSN 0874-2049.

No presente trabalho analisam­‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças inter­individuais de inteligên­cia constituem algo de inexplicável tendem a explicá­‑la de modo biológico e a naturalizá­‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) natu­rais. Investigam­‑se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteli­gência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inte­ligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negati­vamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifi­ca­‑se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hege­mónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.

Palavras-chave : inteligência; representações sociais; concepções pessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )