SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Cross­ Cultural Validation of the Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)Individualism and Collectivism: Conceptual Basis for the Intercultural Study of Personal Conceptions of Intelligence of Portuguese and Romanian Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

AMARAL, Virgílio. Regulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.129-142. ISSN 0874-2049.

No presente trabalho analisam­‑se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças inter­individuais de inteligên­cia constituem algo de inexplicável tendem a explicá­‑la de modo biológico e a naturalizá­‑la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) natu­rais. Investigam­‑se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteli­gência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inte­ligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negati­vamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifi­ca­‑se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hege­mónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos.

Keywords : inteligência; representações sociais; concepções pessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )