SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Motivação, Sucesso e Transição para o Ensino SuperiorRegulações Psicossociais na Organização de Crenças sobre a Inteligência: Relações entre Representações Sociais de Inteligência e Concepções Pessoais de Inteligência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FARIA, Luísa et al. Validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) . Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.95-127. ISSN 0874-2049.

Este artigo tem como objectivo discutir a validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), sendo constituído por 45 itens divididos em três subescalas - (i) percepção emocional (PE),(ii) expressão emocional (EE)e(iii) capacidade para lidar com a emoção (CLE) -, e classifica­do como um instrumento de avaliação da “inteligência emocional de tipo traço” ou da “percepção de competência emocional”. Foi originalmente desenvolvido no contexto croata, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997), tendo sido traduzido para inglês e apresentado, em 2001, no 7th European Congress of Psychology, em Londres. São apresentadas as qualidades psicométricas e as relações do ESCQ com outros constructos relevantes, nos contextos Croata, Português, Finlandês, Sueco, Eslove­no, Espanhol e Japonês, utilizando amostras­‑alvo de estudantes do ensino secun­dário e universitário, bem como de sujeitos mais velhos (trabalhadores e supervi­sores de empresas), tendo evidenciado bons valores de validade de constructo, convergente, divergente e concorrente. Contudo, o valor de alpha de Cronbach da subescala CLE exige melhoria, enfatizando a necessidade de prosseguir os estudos de validade do ESCQ.

Palavras-chave : inteligência emocional; validação inter­cultural; escala de auto­relato.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )