Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Psicologia
Print version ISSN 0874-2049
Abstract
FARIA, Luísa et al. Validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ) . Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.95-127. ISSN 0874-2049.
Este artigo tem como objectivo discutir a validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), sendo constituído por 45 itens divididos em três subescalas - (i) percepção emocional (PE),(ii) expressão emocional (EE)e(iii) capacidade para lidar com a emoção (CLE) -, e classificado como um instrumento de avaliação da inteligência emocional de tipo traço ou da percepção de competência emocional. Foi originalmente desenvolvido no contexto croata, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997), tendo sido traduzido para inglês e apresentado, em 2001, no 7th European Congress of Psychology, em Londres. São apresentadas as qualidades psicométricas e as relações do ESCQ com outros constructos relevantes, nos contextos Croata, Português, Finlandês, Sueco, Esloveno, Espanhol e Japonês, utilizando amostras‑alvo de estudantes do ensino secundário e universitário, bem como de sujeitos mais velhos (trabalhadores e supervisores de empresas), tendo evidenciado bons valores de validade de constructo, convergente, divergente e concorrente. Contudo, o valor de alpha de Cronbach da subescala CLE exige melhoria, enfatizando a necessidade de prosseguir os estudos de validade do ESCQ.
Keywords : inteligência emocional; validação intercultural; escala de autorelato.