Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
AZEVEDO, Ângela Sá e FARIA, Luísa. Motivação, Sucesso e Transição para o Ensino Superior. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.69-93. ISSN 0874-2049.
A transição do ensino secundário para o ensino superior apresenta‑se ao jovem, simultaneamente, como um desafio e uma ameaça, considerando quer as restritas condições de acesso ao ensino superior, quer as diferentes exigências e descontinuidades existentes entre estes dois ciclos de ensino. Surge, então, uma questão nuclear: Será que os alunos mais motivados (com um auto‑conceito e uma auto‑estima positivos, bem como atribuições internas, estáveis e controláveis para os seus resultados) são os que se adaptam melhor ao ensino superior e apresentam maior sucesso académico? No sentido de responder a esta questão, foram, por nós, realizados vários estudos, dos quais vamos apresentar, neste trabalho, os resultados mais representativos, a saber: os correlacionais, com uma amostra de 649 alunos do 12.º ano (avaliação da relação entre motivação e sucesso académico), e os de teste‑reteste, com uma amostra de 62 alunos do ensino superior, sendo de realçar que encontramos correlações positivas e significativas, especialmente entre o auto‑conceito académico e o sucesso académico, tendo‑se, ainda, constatado mudanças intra‑individuais do auto‑conceito, num sentido mais positivo.
Palavras-chave : transição; motivação; adaptação.