SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Concepções pessoais de inteligência: Definição, diferenciação e emergência como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivaçãoMotivação, Sucesso e Transição para o Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

NEVES, Sílvia Pina  e  FARIA, Luísa. Construção, Adaptação e Validação da Escala de Auto­‑Eficácia Académica (EAEA). Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.45-68. ISSN 0874-2049.

As expectativas de auto­‑eficácia, de acordo com Bandura (2001), refe­rem­‑se a domínios de realização específicos, pelo que a sua avaliação deve ser microanalítica, o que implica a construção de instrumentos de avaliação adaptados às respectivas especificidades. Assim, neste artigo, começamos por descrever as várias fases da construção da Escala de Auto­‑Eficácia Académica ( EAEA ), a saber: (i) definição do seu racional teórico­‑prático, partindo de revisões bibliográficas e de entrevistas realizadas com alunos e professores; (ii) definição das suas dimensões e redacção dos seus itens; e (iii) pré­‑teste, que inclui a revisão dos itens por especialistas, reflexões faladas com alunos e um estudo­‑piloto com 207 alunos. Finalmente, apresentamos os resultados do estudo de adaptação e validação com 1.302 alunos, constatando­‑se que as dimensões da EAEA são consistentes, mas pouco discriminativas entre si, e que análises factoriais confirmatórias revelam que um modelo com três factores correlacionados, aceitando­‑se a existência de covariância entre os erros de alguns dos itens da escala, é o que melhor se ajusta aos dados.

Palavras-chave : auto­eficácia académica; qualidades psicométricas; análise facto­rial confirmatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )