SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Personal Conceptions of Intelligence: Definition, Differentiation and Emergence as an Organizer and Integrative Model of Other Motivational ConstructsMotivation, Success, and Transition to University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

NEVES, Sílvia Pina  and  FARIA, Luísa. Construção, Adaptação e Validação da Escala de Auto­‑Eficácia Académica (EAEA). Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.45-68. ISSN 0874-2049.

As expectativas de auto­‑eficácia, de acordo com Bandura (2001), refe­rem­‑se a domínios de realização específicos, pelo que a sua avaliação deve ser microanalítica, o que implica a construção de instrumentos de avaliação adaptados às respectivas especificidades. Assim, neste artigo, começamos por descrever as várias fases da construção da Escala de Auto­‑Eficácia Académica ( EAEA ), a saber: (i) definição do seu racional teórico­‑prático, partindo de revisões bibliográficas e de entrevistas realizadas com alunos e professores; (ii) definição das suas dimensões e redacção dos seus itens; e (iii) pré­‑teste, que inclui a revisão dos itens por especialistas, reflexões faladas com alunos e um estudo­‑piloto com 207 alunos. Finalmente, apresentamos os resultados do estudo de adaptação e validação com 1.302 alunos, constatando­‑se que as dimensões da EAEA são consistentes, mas pouco discriminativas entre si, e que análises factoriais confirmatórias revelam que um modelo com três factores correlacionados, aceitando­‑se a existência de covariância entre os erros de alguns dos itens da escala, é o que melhor se ajusta aos dados.

Keywords : auto­eficácia académica; qualidades psicométricas; análise facto­rial confirmatória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )