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Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
FARIA, Luísa. Concepções pessoais de inteligência: Definição, diferenciação e emergência como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.11-43. ISSN 0874-2049.
Este artigo, sobre o tema das Concepções Pessoais de Inteligência (CPI), está organizado em torno de quatro tópicos axiais: definição e caracterização do constructo; desenvolvimento e diferenciação das CPI; emergência e fundamentação como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação; e desenvolvimentos futuros: estudos interculturais. Assim, apresentaremos as reflexões e os resultados de um conjunto de estudos, vários transversais e um longitudinal‑sequencial, no contexto educativo português, conduzidos ao longo dos últimos 18 anos, que visaram não apenas apresentar, definir e delimitar o modelo das concepções pessoais de inteligência, mas também aplicá‑lo, desenvolvê‑lo e transformá‑lo, quer pela construção de medidas de avaliação adequadas e do estudo das especificidades do contexto cultural português na manifestação de diferenças no constructo, quer pela aplicação desses resultados a outros contextos culturais, no quadro de estudos interculturais.
Palavras-chave : concepções pessoais de inteligência; teorias implícitas; motivação; adolescência.