SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Construção, Adaptação e Validação da Escala de Auto­‑Eficácia Académica (EAEA) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FARIA, Luísa. Concepções pessoais de inteligência: Definição, diferenciação e emergência como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.11-43. ISSN 0874-2049.

Este artigo, sobre o tema das Concepções Pessoais de Inteligência (CPI), está organizado em torno de quatro tópicos axiais: definição e caracterização do constructo; desenvolvimento e diferenciação das CPI; emergência e fundamentação como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação; e desenvolvimentos futuros: estudos interculturais. Assim, apresentaremos as reflexões e os resultados de um conjunto de estudos, vários transversais e um longitudinal­‑sequencial, no contexto educativo português, conduzidos ao longo dos últimos 18 anos, que visaram não apenas apresentar, definir e delimitar o modelo das concepções pessoais de inteligência, mas também aplicá­‑lo, desenvolvê­‑lo e transformá­‑lo, quer pela construção de medidas de avaliação adequadas e do estudo das especificidades do contexto cultural português na manifestação de diferenças no constructo, quer pela aplicação desses resultados a outros contextos culturais, no quadro de estudos interculturais.

Palavras-chave : concepções pessoais de inteligência; teorias implícitas; motivação; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )