SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Construction, adaptation, and validation of the Academic Self­‑Efficacy Scale (ASES) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

FARIA, Luísa. Concepções pessoais de inteligência: Definição, diferenciação e emergência como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.11-43. ISSN 0874-2049.

Este artigo, sobre o tema das Concepções Pessoais de Inteligência (CPI), está organizado em torno de quatro tópicos axiais: definição e caracterização do constructo; desenvolvimento e diferenciação das CPI; emergência e fundamentação como modelo organizador e integrador de outros constructos da motivação; e desenvolvimentos futuros: estudos interculturais. Assim, apresentaremos as reflexões e os resultados de um conjunto de estudos, vários transversais e um longitudinal­‑sequencial, no contexto educativo português, conduzidos ao longo dos últimos 18 anos, que visaram não apenas apresentar, definir e delimitar o modelo das concepções pessoais de inteligência, mas também aplicá­‑lo, desenvolvê­‑lo e transformá­‑lo, quer pela construção de medidas de avaliação adequadas e do estudo das especificidades do contexto cultural português na manifestação de diferenças no constructo, quer pela aplicação desses resultados a outros contextos culturais, no quadro de estudos interculturais.

Keywords : concepções pessoais de inteligência; teorias implícitas; motivação; adolescência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )