SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A Avaliação da Vinculação do Adulto: uma revisão crítica a propósito da aplicação da Adult Attachment Scale-R (AAS-R) na população Portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FONSECA, Marisa; SOARES, Isabel  e  MARTINS, Carla. Estilos de vinculação, orientação para o trabalho e relações profissionais. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.187-208. ISSN 0874-2049.

O presente estudo procura analisar as relações entre os estilos de vincula­ção e a qualidade das relações profissionais e com o trabalho. A maioria dos parti­cipantes do estudo - quinhentos e noventa e oito indivíduos - identifica­‑se com um estilo de vinculação segura e com uma orientação para o trabalho segura, tendo sido encontrada uma associação significativa entre estas duas variáveis. Verificou­‑se, ainda, que os indivíduos com um estilo seguro, quer ao nível da vin­culação, quer ao nível da orientação para o trabalho, manifestam maior satisfação profissional e melhor adaptação ao trabalho.

Palavras-chave : estilos de vinculação; orientação para o trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )