SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O modelo interno dinâmico da mãe e o comportamento de base segura dos seus filhos num grupo de crianças adoptadasQualidade da vinculação e dos relacionamentos significativos na gravidez índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

LIMA, Vânia; VIEIRA, Filipa  e  SOARES, Isabel. Vinculação em casais: avaliação da representação da intimidade e da interacção conjugal. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.51-63. ISSN 0874-2049.

Tendo a Teoria da Vinculação de Bowlby como referencial para o estudo das relações íntimas na idade adulta, a investigação tem dedicado uma crescente atenção à especificidade da vinculação na idade adulta, no contexto das relações íntimas, podendo ser distinguidas, genericamente, duas linhas de investigação: uma linha focada no nível representacional e uma outra linha de natureza com­portamental, focada em aspectos específicos da interacção conjugal. O presente artigo centra­‑se na relação entre a qualidade da representação da(s) relação(ões) íntima(s) e o comportamento nesse contexto relacional, pelo recurso à Intimate Relationship Interview (Lima, Vieira, Soares & Collins, 2005) e à Couple Inter­action Task (Collins, Hennighausen, Madsen & Roisman, 1998). Resultados preli­minares apontam para a associação entre a qualidade da organização da represen­tação e comportamentos específicos de vinculação, salientando a pertinência da avaliação da vinculação na idade adulta, no contexto das relações íntimas, pelo recurso à combinação de múltiplos métodos.

Palavras-chave : vinculação na idade adulta; intimidade; interacção conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )