SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O modelo interno dinâmico da mãe e o comportamento de base segura dos seus filhos num grupo de crianças adoptadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

JONGENELEN, Ines; SOARES, Isabel; GROSSMANN, Karin  e  MARTINS, Carla. Vinculacão em mães adolescentes e seus bebés. Psicologia [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.11-36. ISSN 0874-2049.

Neste artigo, as autoras apresentam uma investigação empírica com mães adolescentes e seus bebés, conduzida sob a perspectiva da Teoria da Vinculação de Bowlby. Quarenta adolescentes e seus bebés foram avaliados na gravidez e 12.º mês do pós­‑parto, com base, respectivamente, na Adult Attachment Interview e na Situa­ção Estranha. Os resultados revelam que a maioria dos bebés apresenta uma orga­ni­za­ção de vinculação segura à mãe, aos 12 meses de idade. Não foi encon­trada uma associação significativa entre a classificação das mães na AAI e a clas­si­fi­ca­ção dos seus bebés na Situação Estranha, quer ao nível dos três padrões, quer em fun­ção da dimensão segurança versus insegurança da vinculação.

Palavras-chave : vinculação; maternidade na adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )