SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Análise dos conteúdos da identidade associada ao lugarAs redes sociais no processo de difusão da informação: Do modelo de Granovetter ao de Flache‑Macy índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

PEREIRA, Cícero; CARDOSO, Sandro José  e  RIBEIRO, Ana Raquel Correia. Teste empírico de um modelo sobre as relações entre os sistemas de valores e as atitudes. Psicologia [online]. 2005, vol.19, n.1-2, pp.227-250. ISSN 0874-2049.

A instabilidade da Democracia nos países latino­‑americanos tem sido atribuída à tensão entre valores típicos de regimes ditatoriais e valores típicos de regimes democráticos. Contudo, poucos estudos analisam as relações simultâneas entre o conjunto dos sistemas de valores e as atitudes democráticas das pessoas. Este artigo submete a teste um modelo sobre essas relações. O modelo foi testado num estudo (N 300) em que foram aplicados o Questionário de Valores Psicos­sociais e a Escala de Atitudes em Relação à Democracia. Os resultados de um modelo de equações estruturais mostram a organização dos valores em quatro sistemas: pós­‑materialista; religioso; hedonista; materialista. Os dados revelam ainda que o sistema materialista prediz uma atitude negativa em relação à democracia e o sistema pós­‑materialista relaciona­‑se positivamente com essa mesma atitude. A discussão focou­‑se na comparação entre estes resultados e os obtidos em estudos anteriores.

Palavras-chave : sistema de valores; atitude; democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )