SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Relações entre saúde física e psicológica em mulheres de meia‑idadePercepção das famílias multiproblemáticas pobres sobre as suas competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

REGO, Arménio  e  FERNANDES, Cláudia. Inteligência emocional: Contributos adicionais para a validação de um instrumento de medida. Psicologia [online]. 2005, vol.19, n.1-2, pp.139-167. ISSN 0874-2049.

O artigo faculta evidência empírica adicional para a validação de um instrumento de medida da Inteligência Emocional sugerido por Rego e Fernandes (no prelo). Os indivíduos da primeira amostra foram convidados a responder ao questionário sugerido por esses investigadores e a declarar os seus níveis de saúde­‑doença física. Os indivíduos da segunda amostra, após reportarem os seus níveis de IE, foram convidados a declarar o grau de satisfação com a vida. Os resultados sugerem uma estrutura hexa­factorial da IE: (1) compreensão das emoções próprias; (2) auto­controlo perante as críticas; (3) auto­‑encorajamento (uso das emoções); (4) auto­controlo emocional; (5) empatia; (6) compreensão das emoções dos outros. Estas seis dimensões explicam 14% da variância da medida de saúde física e 26% da variância da satisfação com a vida. Embora similar à extraída por Rego e Fernandes, a dimensionalização aqui obtida denota algumas vantagens relativamente a ela. Designadamente, os conteúdos semânticos dos itens relativos a cada factor são agora mais claros e congruentes com a denominação dos factores.

Palavras-chave : inteligência emocional; saúde­doença física; satisfação com a vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )