SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Casamento, stress e menopausa: Desafios e prazeres da meia­‑idadeInteligência emocional: Contributos adicionais para a validação de um instrumento de medida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SANCHEZLOPEZ, M.ª Pilar; DRESCH, Virginia  e  CARDENALHERNAEZ, Violeta. Relações entre saúde física e psicológica em mulheres de meia‑idade. Psicologia [online]. 2005, vol.19, n.1-2, pp.107-136. ISSN 0874-2049.

O objectivo principal deste trabalho é o de analisar a relação entre os indicadores de saúde física e psicológica em mulheres de meia-idade face a outros grupos de sujeitos (mulheres jovens, homens jovens e homens de meia-idade). Acima de tudo, pretendemos verificar: a) quais as variáveis psicológicas que predizem a saúde física, quer se tratem de índices subjectivos ou objectivos; e b) se entre as mulheres de meia-idade as variáveis demográficas (nível socioeconómico, estado civil, ter ou não filhos e situação laboral) influenciam os seus índices de saúde. A investigação que apresentamos realizou-se junto de 500 participantes, com idades compreendidas entre os 27 e os 65 anos, representativos da comunidade de Madrid (Espanha). Os instrumentos utilizados como medida das variáveis em estudo foram o Inventário de Situações e Respostas de Ansiedade - ISRA -, a escala de auto-estima de Rosenberg - RES -, o Questionário de Satisfação Auto-Percebida e os Questionários de Medida da Saúde Física (dois índices objectivos de saúde e dois subjectivos). Os resultados indicam que as mulheres de meia-idade possuem uma saúde pior face às mulheres jovens, os homens jovens ou os homens de meia-idade, mostrando pontuações mais elevadas em visitas ao médico, doenças crónicas, dores físicas, ansiedade fisiológica, ansiedade cognitiva e menos saúde física percebida, e menor auto-estima; as únicas variáveis demográficas que influenciam a sua saúde são a situação laboral e ter ou não um par. As variáveis psicológicas utilizadas neste estudo explicam, apenas, a variância dos índices de saúde física subjectivos (dores físicas e saúde física percebida), sobretudo a ansiedade fisiológica que é responsável pela maior percentagem de variância explicada. As variáveis psicológicas predizem mais a saúde física das mulheres que a dos homens, o que parece indicar que a saúde física das mulheres está intimamente relacionada com a saúde psicológica. Em investigações futuras deverão considerar-se outras variáveis psicológicas (personalidade, stress, depressão), com o objectivo de encontrar se existem outras variáveis que expliquem partes da variância por explicar da saúde física. Os resultados encontrados até agora, bem como os futuros, ajudarão a conceber programas mais eficazes de intervenção psicológica na saúde.

Palavras-chave : ansiedad; autoestima; satisfacción vital; salud; mujeres mediana edad.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )