SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O desenvolvimento das percepções de valor pessoal e de competência escolar em estudantes do 2.° e do 3.° ciclosContributos para uma cartografia da investigação em psicologia em portugal: Uma análise a partir dos trabalhos apresentados no V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

DUARTE, António M.. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários(as) portugueses(as). Psicologia [online]. 2004, vol.18, n.1, pp.147-163. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v18i1.413.

Este estudo procurou caracterizar as concepções de aprendizagem de estudantes universitários(as) portugueses(as). Uma amostra de estudantes respondeu a uma questão aberta sobre o significado, o processo e o contexto da aprendizagem. As respostas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Os resultados replicam a maioria das concepções de aprendizagem descritas pela investigação "fenomenográfica" (i.e. a distinção é entre aprendizagem enquanto memorização e enquanto compreensão). Surgiu também uma concepção da aprendizagem pouco registada, que define esta como conjugação da memória com a compreensão. Parecem também terem emergido novas variantes de algumas concepções de aprendizagem conhecidas (i.e. "aprende-se": praticando exploratoriamente; por compreensão da aprendizagem; através da motivação), assim como uma concepção aparentemente nova (i.e. a aprendizagem como compreensão e aplicação de conhecimento).

Palavras-chave : Aprendizagem académica; concepções de aprendizagem; fenomenografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons