SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2(Un)Encounters of memory: A brief commentary to the symposium "The discovery of Brasil, 500 years latter: Social memory and representations of Portuguese and Brazilians'Quality of attachment towards mother and teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CABECINHAS, Rosa; LORENZI-CIOLDI, Fabio  and  NOVELLE, Anne Dafflon. Avaliação directa e indirecta das percepções de homogeneidade num contexto de grupos naturais. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.431-452. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.461.

No presente estudo investigámos a hipótese de que o posicionamento dos grupos na estrutura social, tanto em termos do estatuto social como em termos do estatuto numérico, assume um papel moderador nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo. Neste caso, os portugueses autóctones representam o grupo maioritário e de estatuto social mais elevado e os imigrantes angolanos residentes em Portugal representam o grupo minoritário e de menor estatuto social. Jovens de ambos os grupos, imigrantes angolanos e portugueses autóctones, participaram numa tarefa de formação de impressões sobre membros do endogrupo e do exogrupo e depois responderam a medidas directas e indirectas de homogeneidade grupai. Em concordância com a nossa hipótese, os resultados demonstraram que o grupo dos angolanos é percebido de forma mais homogénea do que o grupo dos portugueses. Os resultados demonstraram ainda que este efeito foi corroborado na maior parte das seis medidas directas e nas duas medidas indirectas. A discussão focaliza-se no papel do posicionamento dos grupos na estrutura social nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo, averiguadas através de medidas directas ou indirectas.

Keywords : Group homogeneity; impression formation; natural groups.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License