SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Primordial memory of the discovery of Brazil in the Brazilian population: The content of school textbooksThe teaching of history in post-colonial times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SOARES, Célia  and  JESUINO, Jorge Correia. Memória social e representações sobre o descobrimento do brasil: análise dos manuais portugueses de história. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.321-334. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.451.

As representações das memórias da sociedade portuguesa, e da própria história, circulam e são transmitidas no campo das comunicações sociais, mas também são difundidas, e (re)legitimadas, através das temáticas que compõem os curricula escolares. O objectivo deste estudo foi analisar os conteúdos dos manuais de história do ensino básico e complementar, enquanto instrumentos privilegiados na construção e actualização das representações sobre a história da descoberta do Brasil, nos grupos sociais mais jovens. Foram seleccionados dois manuais, em três níveis escolares, e o material recolhido foi submetido a duas metodologias de análise. Os resultados obtidos permitiram verificar diferenças quanto à estrutura e aos conteúdos temáticos dos manuais, o que revela alguma heterogeneidade entre eles, e entre os níveis escolares analisados. Esta heterogeneidade sugere a existência duma diferenciação qualitativa ao nível das representações sociais que são difundidas aos grupos mais jovens, através dos manuais escolares.

Keywords : Descoberta do Brasil; memória social; representações sociais; manuais escolares de história.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License