Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
SERRANO, Ana Maria; PEREIRA, Ana Paula e CARVALHO, Maria Leonor. Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.1, pp.65-80. ISSN 0874-2049. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.439.
O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.
Palavras-chave : Necessidades educativas especiais; elaboração de mapas de recursos da comunidade; actividades contextualizadas.