SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Parental interactions and quality of attachment in cerebral palsied childrenA longitudinal study of four children with Down syndrome: Analysis of the effects of maternal adaptation, mother-child interaction, and early forms of support in children development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SERRANO, Ana Maria; PEREIRA, Ana Paula  and  CARVALHO, Maria Leonor. Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.1, pp.65-80. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.439.

O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.

Keywords : Necessidades educativas especiais; elaboração de mapas de recursos da comunidade; actividades contextualizadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License