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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

BAIRRAO, Joaquim  e  ALMEIDA, Isabel Chaves de. Questões actuais em intervenção precoce. Psicologia [online]. 2003, vol.17, n.1, pp.15-29. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v17i1.436.

Tendo como quadro conceptual de referência o modelo de Bronfenbrenner (1979,1998) para a teorização e práticas da Intervenção Precoce, os autores vão, na primeira parte deste artigo, analisar o "estado da arte" da Intervenção Precoce nos EUA, à luz do trabalho de Bailey e Wolery (2002). Em seguida, vão confrontar os principais problemas referenciados nesta área nos EUA, com os problemas detectados na situação portuguesa através do estudo de Bairrão e Almeida (2002). Dessa análise comparativa ressalta a grande distância que nos separa dos EUA em matéria de Intervenção Precoce, tanto no domínio teórico como no das práticas. Os principais problemas que a Intervenção Precoce revela entre nós, aliás comuns aos demais domínios da educação, são: a inexistência de uma organização eficaz de recursos, a ausência de uma planificação realizada com base em opções e objectivos bem determinados e, claro está, um financiamento ajustado às necessidades das crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias.

Palavras-chave : Intervenção precoce; conceitos; eligibilidade; programas de intervenção.

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