SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Social constructionism, discourse and genderBeliefs on sex differences and practices in the family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SAAVEDRA, Luísa. Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género. Psicologia [online]. 2001, vol.15, n.1, pp.67-92. ISSN 0874-2049.

Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria "rapariga" nem a categoria "rapaz" são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socioeconómico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.

Keywords : Sucesso escolar; género; classe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License