SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Developmental differences among students who seek and do not seek psychological/psychiatric supportBelief in a just world theory and secondary victimization: Empirical studies and theoretical developments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CAIRES, Susana  and  ALMEIDA, Leandro S.. A experiência de estágio académico: Oportunidades de formação e desenvolvimento do estudante. Psicologia [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.235-250. ISSN 0874-2049.

Neste artigo descrevemos o estágio curricular como oportunidade complementar de formação académica dos estudantes. Vários desafios adaptativos são colocados ao estagiário, dependendo o seu impacte das próprias contingências do estágio e das características do aluno. Tomando uma amostra de 282 estagiários da Universidade do Minho, pertencentes a cursos da área das Ciências Exactas, do Ensino e das Humanidades, analisamos os principais contributos e mudanças experienciados pelos estagiários ao nível da aprendizagem/formação e do desenvolvimento psicossocial. De acordo com a literatura na área, o estágio foi maioritariamente percepcionado, por estes alunos, de forma positiva enquanto oportunidade única de aquisição de competências profissionais específicas, contribuindo também para o desenvolvimento de percepções pessoais mais positivas e para uma maior clarificação das suas escolhas e projectos vocacionais.

Keywords : Estágio; ensino superior; aprendizagem; desenvolvimento; transição universidade-mundo profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License