SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Approaches and Strategies of Self-Regulated Study in First-Year College StudentsA multimethod approach of personal development with students in higher education: Contributions from research and intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula C.  and  FERREIRA, Joaquim Armando G.. Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Académicas (QVA). Psicologia [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.189-208. ISSN 0874-2049.

Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA - Almeida & Ferreira, 1997). Este questionário, enquanto instrumento de despiste, conceptualiza o processo de transição e adaptação à universidade como um processo complexo onde, tanto as variáveis pessoais como as variáveis académicas e contextuais, interagem, afectando o modo como os estudantes se adaptam, realizam e desenvolvem na instituição do Ensino Superior em que estão inseridos. O QVA foi administrado a uma amostra de 1273 alunos a frequentar o primeiro ano de 41 licenciaturas da Universidade do Minho. Os resultados nas 17 subescalas que compõem o QVA, demonstram boas qualidades psicométricas, quer no que se refere aos valores de consistência interna, quer à dimensionalidade, o que corrobora a sua utilização enquanto um instrumento de despiste.

Keywords : Ensino Superior; transição; adaptação; rendimento académico; desenvolvimento; vivências académicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License