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Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
SIMOES, Eduardo. Efeitos da auto-estima e da auto-eficácia sobre a orientação social na negociação: Com negociadores profissionais. Psicologia [online]. 1999, vol.13, n.1-2, pp.149-161. ISSN 0874-2049. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v13i1/2.564.
Os desvios da racionalidade cometidos sistematicamente pelos negociadores têm sido atribuídos a limitações do processamento de informação e à utilização de informação incompleta na tomada de decisão em situações de negociação. Contudo, a literatura sobre a cognição social descreve interferências das necessidades pessoais na racionalidade das decisões, envolvendo ilusões cognitivas motivadas. A hipótese explorada neste trabalho é a de que a necessidade de preservar a auto-percepção positiva da eficácia negocial pode conduzir os negociadores para uma orientação distributiva, menosprezando o potencial integrativo das negociações. Um grupo de negociadores profissionais (n=106) participou neste estudo. Os resultados mostram que os sujeitos com elevada auto-eficácia concebem a tarefa de negociação proposta de forma mais distributiva, enquanto que os sujeitos com menor auto-eficácia tendem a encará-la de modo integrativo. Este efeito parece ser moderado pelo nível actual de auto-estima. Estes resultados são discutidos no contexto das relações entre a motivação e a cognição e da crítica do modelo do percepcionador social enquanto avarento cognitivo.
Palavras-chave : Negociação; ilusões cognitivas; auto-eficácia; auto-estima; tomada de decisão.