SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The role of group status and history of the conflict on intergroup discrimination strategiesThe influence of processing goals in a multitarget multidomain context: the quest for memory organisation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

NOGUEIRA, Conceição  and  AMANDO, Lígia. Gender and management Stereotypes and attributions for a sucessful career. Psicologia [online]. 1996, vol.11, n.1, pp.79-88. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.592.

O experimento aqui relatado integra-se num mais lato projecto de pesquisa que visa analisar os efeitos da representação dos sexos e das expectativas na percepção de poder empresarial e sucesso. Neste experimento, 240 estudantes do ensino secundário de ambos os sexos receberam uma curta descrição de um gestor de sucesso. O sexo do actor, o seu estado civil (casado/divorciado) e o seu sector de actividade na organização (electrónica/saúde) em que o gestor trabalhava actualmente eram manipulados nesta descrição, mas as 8 versões incluíam a informação de que a organização estava a atravessar um especial período de êxito, desde que o actor tinha tomado conta da gerência. Aos sujeitos era então pedido que exprimissem as suas impressões sobre o actor através de uma lista de traços, que atribuíssem causas à posição correntemente alcançada pelo actor na sua carreira e que estimassem em que medida eles próprios gostariam de alcançar uma posição semelhante na suas futuras carreiras profissionais. Os resultados são discutidos quer no âmbito das representações dos sexos e do poder empresarial, quer no âmbito das identidades sexuais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License