SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número2Validación de contenido del instrumento para evaluar el impacto del trastorno neurocognitivo en la familiaExperiencias de la mujer sometida a una mastectomía: la enfermería de rehabilitación en la promoción de la autonomía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

SEIFFERT, Leila Soares et al. Validação de indicadores de efetividade hospitalar na dimensão cuidado centrado no doente. Rev. Enf. Ref. [online]. 2020, vol.serV, n.2, pp.e19098-e19098. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV19098.

Enquadramento: Indicadores de efetividade na dimensão do cuidado centrado no doente. Objetivo: Validar indicadores quanto à deteção de atributos que possibilitem medir a efetividade da assistência hospitalar na dimensão do cuidado centrado no doente. Metodologia: Estudo quantitativo do tipo survey, realizado em 2017 para julgamento de 8 indicadores, considerando 11 atributos, por 52 especialistas, utilizando-se técnica Delphi e a plataforma eletrónica Survey Monkey®. A consistência interna foi testada pelo alfa de Cronbach de 0,98. Considerou-se indicador válido quando houve concordância mínima de 70% entre as respostas dos participantes, em todos os atributos. Resultados: Foram validados 4 indicadores (satisfação do doente; cirurgias canceladas no dia agendado; recomendação do hospital pelo doente; e envolvimento do doente com o próprio cuidado), com alta consistência interna (0,98). Conclusão: Os indicadores validados favorecem a avaliação da efetividade da assistência hospitalar orientada para a valorização da pessoa enquanto centro do cuidado. Os indicadores não validados são objeto de estudos futuros.

Palabras clave : assistência centrada no paciente; assistência à saúde; indicadores de qualidade em assistência à saúde; hospitais; cuidados de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons