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Revista de Enfermagem Referência
Print version ISSN 0874-0283
Abstract
ALMEIDA, Matilde; SOUSA, Maria Rui Miranda Grilo Correia de and LOUREIRO, Helena Maria Almeida Macedo. Eficácia de um programa educacional baseado no empowerment na perceção de autoeficácia em utentes com diabetes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2019, vol.serIV, n.22, pp.33-41. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV19037.
Enquadramento: Estudos sugerem que modelos educativos baseados no empowerment, implementados em pessoas com diabetes, poderão fomentar a melhoria da autoeficácia percecionada. Esta variável é considerada relevante na autogestão do regime terapêutico. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa educacional baseado no empowerment, na perceção de autoeficácia, em utentes com diabetes mellitus tipo 2. Metodologia: Estudo quasi-experimental, com avaliação antes e após implementação do programa, com intervalo de 6 semanas. Amostra aleatória randomizada, constituída por 42 participantes (grupo experimental = 19; grupo de controlo = 23), inscritos numa unidade de saúde familiar da Administração Regional de Saúde do Centro. O Diabetes empowerment Scale - Short Form (DES-SF) foi o instrumento utilizado para determinar a eficácia do programa. Foram assegurados todos os procedimentos formais e éticos. Resultados: Os utentes submetidos a um programa educativo baseado no empowerment apresentaram uma maior perceção de autoeficácia (p = 0,000), comparativamente com aqueles que seguiram o regular protocolo de vigilância. Conclusão: Os programas educacionais baseados no empowerment parecem contribuir para uma melhoria da autoeficácia percebida, pelo que poderão ser assumidos como estratégias a aplicar a utentes com diabetes mellitus tipo 2.
Keywords : autoeficácia; diabetes mellitus tipo 2; educação para a saúde; empoderamento para a saúde; enfermagem; programa educacional.