SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número21Actitudes ante la inmigración del alumnado de una escuela de enfermería de PortugalAdaptación y validación al portugués de la Escala de Motivos de Intención de Abandono de la Enseñanza Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

JOMAR, Rafael Tavares; LOURENCO, Roberto Alves  y  LOPES, Claudia de Souza. Acurácia da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire no rastreio de demência. Rev. Enf. Ref. [online]. 2019, vol.serIV, n.21, pp.25-33. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV19022.

Enquadramento: Instrumentos de aferição da capacidade funcional do idoso, como o Functional Activities Questionnaire, podem ser utilizados para a deteção e predição de demência. Objetivo: Avaliar a acurácia da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR) no rastreio de demência. Metodologia: Estudo transversal realizado com 265 idosos e seus respetivos informantes. O desempenho do FAQ-BR foi comparado ao diagnóstico clínico de demência e a sua pontuação comparada à de instrumentos de rastreio de declínio cognitivo/demência. A curva receiver operating curve (ROC) foi utilizada para determinar a sensibilidade e a especificidade do melhor ponto de corte. Resultados: A área sob a curva ROC indicou acurácia de 79,7% com ponto de corte = 14, que mostrou as máximas sensibilidade (80,0%) e especificidade (72,0%). A pontuação do FAQ-BR apresentou correlações altas com as pontuações dos instrumentos de rastreio de declínio cognitivo/demência. Conclusão: A área sob a curva ROC, a sensibilidade e a especificidade do FAQ-BR mostraram-se inapropriadas, não permitindo recomendar o seu uso no rastreio de demência.

Palabras clave : avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; atividades cotidianas; demência; saúde do idoso; estudos de validação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons