SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número19Emprendimiento social: traducción de conocimientos y prácticas en estudiantes de enfermería brasileñosValidación de un instrumento para la consulta de enfermería a la persona con diabetes mellitus y/o hipertensión arterial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

BRASIL, Guilherme da Costa et al. Utilização de escalas de design e autoconfiança na avaliação da simulação realística materno-infantil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.19, pp.117-125. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV18025.

Enquadramento: A simulação materno-infantil substitui ou amplifica uma experiência real com supervisão, podendo ser aplicada em diversos níveis de atenção à saúde. Objetivo: Avaliar a simulação realística materno-infantil por meio das escalas de design e autoconfiança. Metodologia: Estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 47 alunos do curso de enfermagem submetidos à simulação realística. Após a simulação e o debriefing, responderam a 2 instrumentos validados que avaliavam a satisfação e autoconfiança dos estudantes e o design do cenário. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: A análise fatorial e a análise da consistência interna revelaram bons valores (0,94 para a escala de satisfação, 0,92 para a de design). As classificações médias de subescala para os elementos da satisfação e autoconfiança variaram de 3,51 a 4,12 (de uma pontuação possível de 5); e os elementos do desenho de simulação variaram de 3,91 a 4,51 (de uma pontuação possível de 5). Conclusão: As escalas de design e autoconfiança revelaram bons índices para o desenho do cenário e para a autoconfiança do estudante, corroborando os resultados obtidos em outros estudos.

Palabras clave : enfermagem obstétrica; enfermagem pediátrica; simulação; pediatria; obstetrícia; avaliação em enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons