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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

ALENCASTRO, Lidiane Cristina da Silva et al. O Teatro do Oprimido como estratégia de intervenção na redução do bullying escolar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.19, pp.91-98. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18052.

Enquadramento: O bullying escolar tem-se destacado, gerando diversas repercussões negativas na saúde dos adolescentes. Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção, baseada no Teatro do Oprimido, na redução do bullying escolar, 6 meses após a sua finalização. Metodologia: Estudo quasi-experimental, realizado entre 2016 e 2017, com estudantes do ensino secundário de duas escolas da capital de Mato Grosso, Brasil. Dentre os 231 participantes, 133 compuseram o grupo de intervenção, e 98 o grupo de comparação. Antes e depois da intervenção, os grupos foram avaliados pela Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP). Utilizou-se teste t e qui-quadrado para análise dos dados e as medições não foram emparelhadas. Resultados: O grupo de intervenção apresentou redução significativa na vitimização e agressão direta, após 6 meses do término da intervenção. Já o grupo de comparação apresentou aumento significativo em todas as formas de vitimização e agressão por bullying. Conclusão: O Teatro do Oprimido contribuiu para a redução do bullying entre adolescentes e pode ser incorporado em ações de promoção de saúde nas escolas.

Palavras-chave : bullying; violência; saúde escolar; adolescente; saúde do adolescente.

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