SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número19Calidad del sueño en cuidadores informales de niños con ventilación mecánica invasiva y no invasiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

GONCALVES, Angelica Martins de Souza; ARCIPRETE, Ana Paula Rodrigues; BARROSO, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade  y  PILLON, Sandra Cristina. Adaptação transcultural e validação do Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire para o contexto brasileiro. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.19, pp.11-19. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV18014.

Enquadramento: A área da saúde tem estudado atitudes com o intuito de investigar a sua relação com as diversas práticas que fazem parte do seu rol de atuação. Uma dessas perspectivas, na enfermagem, refere-se às atitudes dos estudantes sobre o trabalho com indivíduos que usam ou abusam de álcool e/ou drogas. Objetivo: Realizar a tradução e adaptação transcultural, testar a consistência interna e a validade de construto da escala Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire numa população de estudantes de enfermagem brasileiros. Metodologia: Estudo metodológico, com estudantes de enfermagem brasileiros (N = 246) de nível técnico e superior. Foi realizada a tradução e adaptação transcultural do instrumento e procedeu-se à análise de componentes principais e cálculo do alfa de Cronbach. Resultados: Os resultados foram consistentes com a organização das dimensões propostas pelos autores da versão original, apesar da diferença na estrutura dos itens que as compõem. A consistência interna global foi de a = 0,85. Conclusão: O instrumento foi considerado adaptado transculturalmente e mostrou bons valores de validade de construto e de consistência interna.

Palabras clave : estudos de validação; atitude; enfermagem; estudantes de enfermagem; pesquisa em avaliação de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons