SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número18Literacia em saúde de utentes com hipertensão e diabetes de uma região do norte de PortugalPrevenção da dor na punção venosa em crianças: estudo comparativo entre anestésicos tópicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

WINTERS, Joanara Rozane da Fontoura; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss  e  MAIA, Ana Rosete Camargo Rodrigues. O empoderamento das mulheres em vulnerabilidade social. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.18, pp.83-91. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV18018.

Enquadramento: O empoderamento conduz à liberdade do indivíduo, fazendo-o participar nas ações coletivas, transformando-as e exercendo o papel de cidadão no seu ambiente. Objetivo: Identificar como as mulheres percebem o seu empoderamento e a sua autonomia após a participação no Programa Mulheres Mil. Metodologia: Pesquisa qualitativa, baseada no itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Participaram 9 mulheres inscritas no Programa Mulheres Mil. Resultados: A metodologia problematizadora utilizada pela enfermagem é um caminho para o desenvolvimento do empoderamento das mulheres. As participantes reconheceram a sua realidade, identificando as temáticas relacionadas com a violência contra a mulher e ao processo ensino-aprendizagem, permitindo a reflexão sobre a sua perspetiva de empoderamento, autonomia e transcendência da sua condição de vulnerabilidade. Conclusão: Projetos e programas, criados com o propósito de promover a inclusão educativa, social e económica, como no caso analisado neste estudo, envolvendo mulheres em vulnerabilidade, tornam-se importantes meios para uma melhor qualificação profissional e consequente autonomia económica destas mulheres. Destaca-se também a melhoria na qualidade de vida e a possibilidade de empoderamento das participantes.

Palavras-chave : educação; aprendizagem; autonomia pessoal; educação em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons