SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue18Health literacy of patients with hypertension and diabetes in a northern region of PortugalPrevention of venipuncture pain in children: a comparative study of topical anesthetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

WINTERS, Joanara Rozane da Fontoura; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schülter Buss  and  MAIA, Ana Rosete Camargo Rodrigues. O empoderamento das mulheres em vulnerabilidade social. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.18, pp.83-91. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18018.

Enquadramento: O empoderamento conduz à liberdade do indivíduo, fazendo-o participar nas ações coletivas, transformando-as e exercendo o papel de cidadão no seu ambiente. Objetivo: Identificar como as mulheres percebem o seu empoderamento e a sua autonomia após a participação no Programa Mulheres Mil. Metodologia: Pesquisa qualitativa, baseada no itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Participaram 9 mulheres inscritas no Programa Mulheres Mil. Resultados: A metodologia problematizadora utilizada pela enfermagem é um caminho para o desenvolvimento do empoderamento das mulheres. As participantes reconheceram a sua realidade, identificando as temáticas relacionadas com a violência contra a mulher e ao processo ensino-aprendizagem, permitindo a reflexão sobre a sua perspetiva de empoderamento, autonomia e transcendência da sua condição de vulnerabilidade. Conclusão: Projetos e programas, criados com o propósito de promover a inclusão educativa, social e económica, como no caso analisado neste estudo, envolvendo mulheres em vulnerabilidade, tornam-se importantes meios para uma melhor qualificação profissional e consequente autonomia económica destas mulheres. Destaca-se também a melhoria na qualidade de vida e a possibilidade de empoderamento das participantes.

Keywords : educação; aprendizagem; autonomia pessoal; educação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License