SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue18Self-care competence of patients with an intestinal stoma in the preoperative phaseRisk and protective factors for the development of chronic diseases in nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

LEON, Casandra G. R. M. Ponce de et al. Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.18, pp.51-62. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV18013.

Enquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva, racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança. Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil. Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação. Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos. Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.

Keywords : ensino; simulação; estudos de validação; enfermagem; pediatria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License