SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número17Perfil laboral y exposición ocupacional de los recolectores de residuos sólidos de un municipio de BrasilTerapia por caja espejo y autonomía en el autocuidado después de un accidente cerebrovascular: programa de intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

ESGAIO, Teresa Margarida Gaspar  y  BARROSO, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade. Screening e intervenções breves na redução do consumo de álcool em utentes num serviço de urgência. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.17, pp.85-94. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV17110.

Enquadramento: Os serviços de urgência (SU) admitem o maior número de indivíduos que apresentam qualquer tipo de lesão, direta ou indiretamente, relacionada com o consumo de álcool de risco. Um potencial episódio de urgência pode ser o momento chave para uma mudança de padrão de consumo. Objetivos: Avaliar o efeito das intervenções breves (IB) na redução do consumo de risco, nos utentes admitidos num SU. Metodologia: Estudo pré-experimental, avaliação antes e após com grupo único. Foram realizadas 215 entrevistas a uma amostra não aleatória de 9 participantes com nível de risco e nocivo de álcool, avaliados através do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). As IB foram realizadas por um enfermeiro com treino específico. Resultados: Três utentes foram referenciados para consulta por provável perturbação de uso de álcool (PUA). Três meses após as IB, verificou-se uma redução dos níveis de risco estatisticamente significativa (p = 0,0017). Conclusão: Os resultados sugeriram efeito positivo das IB na diminuição do consumo de risco de álcool dos utentes admitidos no SU.

Palabras clave : consumo de bebidas alcoólicas; avaliação de eficácia-efetividade das intervenções; serviço hospitalar de emergência; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons