SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue16Nursing care and nurses' good service in 1821-1822Self-care behaviors in older adults: a qualitative study in a Mexican population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

RODRIGUES, Sílvia Manuela Leite  and  SILVA, Paulo Manuel Marques. Parto eutócico versus cesariana eletiva e o impacto no desenvolvimento de competências da criança. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.16, pp.107-116. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17056.

Enquadramento: A cesariana é associada a diferente desenvolvimento de competências na criança. Deste modo, o tipo de parto pode influenciar a saúde da criança. Objetivos: Verificar se existem diferenças significativas entre os nascidos de parto eutócico e os nascidos de cesariana eletiva no desenvolvimento de competências aos 2 anos. Metodologia: Estudo do tipo observacional e transversal. Amostra constituída por 400 díades. Utilizada a metodologia quantitativa, através da análise multivariada com o Generalized Linear Models no IBM SPSS Statistics, version 18.0. Resultados: Os nascidos de cesariana apresentam menor índice de competências locomotoras mas entre os parâmetros normais para a idade. Apresentam um menor índice de competências manipulativas, visuais, de fala e linguagem e de autonomia pessoal comparativamente aos de parto eutócico. Nos índices de competências cognitivas, de audição e linguagem e de interação social não existem diferenças entre os grupos. Conclusão: Verificam-se diferenças significativas entre o desenvolvimento de algumas competências aos 2 anos de idade entre os nascidos de cesariana eletiva e os nascidos de parto eutócico.

Keywords : desenvolvimento infantil; parto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License