SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número16Disnea en cuidados paliativos: registros de enfermería y autoevaluación de la disneaFragilidad y factores de riesgo asociados en personas ancianas independientes residentes en el medio rural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

BERNAL RUIZ, Diana Carolina; GONZALEZ CONSUEGRA, Renata Virginia  y  ROJAS RUIZ, Ingrid Tatiana. Fatores de stresse em pacientes em unidades de cuidados intensivos de adultos. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.16, pp.63-72. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17060.

Enquadramento: As unidades de cuidado intensivo (UCI) são consideradas geradoras de stresse dado o ambiente e a abordagem biomédica que ali se pratica. Objectivos: Identificar a perceção e o nível de stresse que as situações que ocorrem nas UCI geram nos pacientes e determinar as características sociodemográficas que o influenciam. Metodologia: Estudo observacional, de corte transversal, com intencionalidade analítica, onde foi aplicada a Escala de Factores Estresantes Experimentados por los Pacientes en UCI. Resultados: Treze por cento dos entrevistados expressaram um nível moderado ou elevado de stresse. Apresentam preocupações sobre a sua saúde e o impacto desta, não poder ir à casa de banho, não ser capaz de cumprir o seu papel na família, não ter controlo das suas atividades e dor são as situações mais stressantes. Dos dados sociodemográficos, escolaridade (p = 0,028): primária (p = 0,028; OR = 16) e universidade (p = 0,027 ; OR = 17), foram influentes. Conclusão: Para a maioria dos entrevistados a permanência na UCI foi pouco ou nada stressante. O nível de escolaridade explica a perceção do stresse. As situações mais stressoras sao as emocionais.

Palabras clave : cuidados críticos; unidades de terapia intensiva; estado terminal; estresse psicológico; estresse fisiológico; fatores de risco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons