SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número16Ajuste psicosocial y salud en ancianos: análisis de clustersCapacidad de seguimiento de la Escala de Depresión Geriátrica con 10 y 5 ítems índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MOTA, Liliana; BASTOS, Fernanda Santos  y  BRITO, Maria Alice Correia. A pessoa submetida a transplante de fígado: terapêuticas de enfermagem no follow-up. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.16, pp.19-28. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17086.

Enquadramento: A implementação de terapêuticas de enfermagem adequadas às reais necessidades da pessoa submetida a transplante de fígado pode ter impacto significativo nos resultados da transplantação pelo facto de, após transplante, a pessoa ser convidada a reformular a forma como é capaz de gerir o seu regime terapêutico em prol do sucesso. Objetivo: Identificar os focos e intervenções implementados pelos enfermeiros em resposta às necessidades de cuidados identificadas na pessoa submetida a transplante de fígado. Metodologia: Estudo qualitativo, retrospetivo, realizado num centro de transplantação, com recurso à análise estatística descritiva da documentação de enfermagem no período de julho de 2010 a setembro de 2014. Resultados: O foco de enfermagem mais frequentemente identificado é a suscetibilidade à infeção (67,30%), com a implementação de intervenções essencialmente no âmbito do ensinar. A maioria das intervenções implementadas (57,07%) é do âmbito do observar. Conclusão: O acompanhamento da pessoa submetida a transplante de fígado centra-se essencialmente nos processos corporais e na vigilância de sinais e sintomas de complicação da doença.

Palabras clave : autocuidado; transplante de fígado; cuidados de enfermagem; sistemas de informação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons