SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue13Experiences and needs of parents of adolescentes with self-harm behaviors during hospitalizationBiotechnology: digital revolution and aesthetic knowledge in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins  and  PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins. Pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: uma revisão integrativa. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.13, pp.125-138. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16029.

Enquadramento: Face à diversidade e complexidade da prática é essencial preparar os futuros enfermeiros para desenvolver habilidades de pensamento crítico. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico sobre o pensamento crítico em estudantes de enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clínico. Metodologia: Revisão integrativa da literatura em 3 bases de dados eletrónicas, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute para a realização de uma scoping review. Resultados: De um total de 277 artigos publicados entre janeiro de 2010 e novembro de 2015, 28 foram incluídos nesta revisão. O pensamento crítico é um processo complexo que envolve habilidade intelectual, capacidade para conjugar a experiencia, o conhecimento e o raciocínio e uma componente atitudinal. Existem estratégias educativas que promovem eficazmente o desenvolvimento desta capacidade nos estudantes de enfermagem. Conclusão: É importante criar ambientes propícios para estimular a reflexão, a criatividade e a confiança dos estudantes e desenvolver e implementarem estratégias inovadoras que promovam as habilidades dos mesmos para pensar criticamente.

Keywords : enfermagem; estudantes de enfermagem; educação em enfermagem; estágio clínico; pensamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License