SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue13Patient identification through electronic wristband in an adult general intensive care unitFamily presence during emergency situations: the opinion of nurses in the adult emergency department author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

OLIVEIRA, Aliete Cristina Gomes Dias Pedrosa da Cunha et al. Impacto de um programa de intervenção educativa nos comportamentos sexuais de jovens universitários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.13, pp.71-82. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17022.

Enquadramento: Infeções sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública entre os jovens. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa educacional de redução dos comportamentos sexuais de risco. Metodologia: Estudo de coorte prospetivo e quasi-experimental. Amostra constituída por 1.303 estudantes do ensino superior, dos 18 aos 24 anos de idade. Realizadas 8 horas de sessões em grupo, com pré e pós-teste. Seguimento aos 6 e 36 meses. Grupo de controlo avaliado num primeiro momento (baseline) e 36 meses depois. Resultados: Na baseline, sexualmente ativos são ٦٩,38%, parceiros sexuais em média 2,26. Usaram preservativo na última relação sexual, com parceiro estável 72,8%, com parceiros casuais 82,2%. Referiram IST, 10,2%. Fizeram o teste VIH 10, 7%. Relações sexuais sob influência de álcool ou outras drogas, 21,6 %. Após intervenção, têm maior probabilidade de usar preservativo na última relação sexual com parceiro estável (ORa:4,61: [1,31-16,20]), de realizar o teste VIH (ORa:7,59:[3,33-17,35]), e o sexo com parceiro casual nos últimos 12 meses é menos frequente nas raparigas. Conclusão: Foi constatada a utilidade de intervenção de grupo de curta duração.

Keywords : comportamento sexual; infeção; HIV; estudantes; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License