SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número13Escala de Observación del Riesgo de Lesión de la Piel en Neonatos: validación estadística con recién nacidosIdentificación del paciente mediante pulsera electrónica en una unidad de terapia intensiva general de adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MELO, Rosa Cândida de Carvalho Pereira de et al. Estado da arte da implementação da metodologia de cuidado Humanitude em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.13, pp.53-62. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV17019.

Enquadramento: Humanitude é um termo recente, sendo utilizado pela primeira vez em 1980, por Freddy Klopfenstein. Gineste e Marescotti integraram este conceito e desenvolveram a metodologia de cuidado Humanitude (MCH), tendo surgido os primeiros estudos em Portugal em 2008. Objetivos: Descrever o estado da arte da implementação da MCH em Portugal. Metodologia: Estudo descritivo sobre o estado da arte da implementação da MCH em Portugal. A colheita da informação será realizada através de bases de dados, sites, livros e entrevistas a informantes-chave. Resultados: A implementação da MCH em Portugal caracteriza-se por formação na ação, investigação, organização de eventos científicos e através de diversas tipologias de publicações: 4 livros, 5 artigos científicos, 1 tese de doutoramento, 4 dissertações de mestrado e 67 comunicações científicas. Conclusão: A implementação da MCH em Portugal foi realizada através de formação na ação, investigação-ação e divulgação. Há necessidade de realização de investigação experimental e aplicada nesta área e publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais para uma efetiva divulgação do conhecimento produzido e disseminação desta metodologia.

Palabras clave : cuidado humanitude; relações enfermeiro-paciente; cuidado focado no paciente; cuidados de enfermagem; humanização dos serviços.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons