SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue13Observation Neonatal Skin Risk Assessment Scale: statistical validation with newbornsPatient identification through electronic wristband in an adult general intensive care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

MELO, Rosa Cândida de Carvalho Pereira de et al. Estado da arte da implementação da metodologia de cuidado Humanitude em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.13, pp.53-62. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17019.

Enquadramento: Humanitude é um termo recente, sendo utilizado pela primeira vez em 1980, por Freddy Klopfenstein. Gineste e Marescotti integraram este conceito e desenvolveram a metodologia de cuidado Humanitude (MCH), tendo surgido os primeiros estudos em Portugal em 2008. Objetivos: Descrever o estado da arte da implementação da MCH em Portugal. Metodologia: Estudo descritivo sobre o estado da arte da implementação da MCH em Portugal. A colheita da informação será realizada através de bases de dados, sites, livros e entrevistas a informantes-chave. Resultados: A implementação da MCH em Portugal caracteriza-se por formação na ação, investigação, organização de eventos científicos e através de diversas tipologias de publicações: 4 livros, 5 artigos científicos, 1 tese de doutoramento, 4 dissertações de mestrado e 67 comunicações científicas. Conclusão: A implementação da MCH em Portugal foi realizada através de formação na ação, investigação-ação e divulgação. Há necessidade de realização de investigação experimental e aplicada nesta área e publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais para uma efetiva divulgação do conhecimento produzido e disseminação desta metodologia.

Keywords : cuidado humanitude; relações enfermeiro-paciente; cuidado focado no paciente; cuidados de enfermagem; humanização dos serviços.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License