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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283
Resumo
MARTINS, José Carlos Amado. Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.12, pp.155-162. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV16074.
Enquadramento: O presente documento dá suporte à comunicação com o mesmo título, apresentada no V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Apresenta um conjunto de argumentos que sustentam a utilização da prática simulada no ensino de enfermagem. Objetivos: Analisar os contributos da prática simulada para a aprendizagem e o desenvolvimento do enfermeiro e da enfermagem. Metodologia: Estudo teórico alinhado pelo conhecimento e experiência do autor, e que utiliza algumas evidências recentes, de forma a conferir maior consistência aos mesmos. Resultados: É enfatizada a importância da simulação, enquanto estratégia pedagógica, para o processo de construção das competências para o exercício da enfermagem, trazendo como bases justificativas as dimensões da ética e da estética, do conhecimento, da eficiência e da efetividade, da emoção e da relação, da liderança e, inevitavelmente, da segurança do doente. Conclusão: A simulação é uma estratégia pedagógica efetiva, com resultados positivos para o ensino e desenvolvimento da enfermagem, justificando-se maior investimento na área.
Palavras-chave : enfermagem; aprendizagem; educação; simulação.