SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número12Os efeitos cardiorrespiratórios dos sons maternos no recém-nascido das 26 às 33 semanas de idade gestacionalProcessos desenvolvidos por gestores de enfermagem face ao erro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

CUNHA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da; MACEDO, Ana Paula Morais de Carvalho  e  VIEIRA, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira. Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.12, pp.65-74. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV16072.

Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem. Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; discutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão. Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras. Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica.

Palavras-chave : enfermagem; estudantes; estágio clínico; supervisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons