SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue9Delirium in critically ill patients: risk factors modifiable by nursesRescuer's performance during six minutes of chest compressions in a simulated scenario author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

ERSE, Maria Pedro Queiroz de Azevedo et al. Depressão em adolescentes em meio escolar: Projeto + Contigo. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.9, pp.37-45. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15026.

Enquadramento: A depressão nos adolescentes é considerada um problema de saúde pública em Portugal, embora não existam dados epidemiológicos nacionais. Envolve um elevado grau de mortalidade, principalmente por suicídio. O suicídio corresponde à 3.ª causa de morte entre os 15 e os 24 anos. Objetivos: Avaliar a presença e severidade de sintomas depressivos numa população não clínica de adolescentes. Metodologia: É um estudo descritivo e transversal, de natureza quantitativa utilizando a versão portuguesa do Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). A amostra foi constituída por 741 adolescentes. Resultados: Apresentam depressão 31,2% dos adolescentes e destes 17,7% apresentam sintomatologia depressiva moderada a grave. As raparigas evidenciam níveis de depressão mais elevados (p=0,00). A média das pontuações totais no BDI-II foi de 12. Conclusão: Atendendo à elevada vulnerabilidade dos adolescentes para a depressão e suicídio, é essencial a implementação de programas de prevenção em meio escolar que promovam a deteção precoce da depressão e de comportamentos suicidários e a referenciação para os serviços de saúde mental.

Keywords : adolescentes; depressão; suicídio; prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License