SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número7Traducción y Validación de la Escala de Afrontamiento de la Muerte: Un Estudio con EnfermerosContribución a la Discusión sobre la Evaluación de la Fiabilidad de un Instrumento de Medición índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

SILVA, Keythluci Faria Trigueiro da et al. Imagem da Enfermeira nas Publicidades de Remédios no Brasil (1916 - 1931). Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.7, pp.123-128. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV15053.

Enquadramento: A imagem da enfermeira tem vindo a ser discutida dentro do campo da história da profissão. Evidenciou-se que os atributos usados por essas profissionais foram determinados pelas instituições de ensino profissional no Brasil. Objetivos: Apresentar e articular a frequência das imagens femininas com atributos pessoais da enfermeira nas e com as publicidades de remédios; e comentar a sua decodificação como estratégia de contribuição para construção da imagem pública da enfermeira. Metodologia: Pesquisa de natureza histórico serial, em que as imagens encontradas foram analisadas, aplicando-se uma matriz de análise. Resultados: No período de estudo foram encontradas 14 publicidades, das quais 248 veiculações tiveram frequência na Revista Fon-Fon. Conclusão: As representações dos atributos pessoais nas publicidades contribuem para identificar a concorrência entre Escolas de Enfermagem para enunciação da imagem pública da enfermeira.

Palabras clave : História da Enfermagem; enfermagem; imagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons