SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número6La percepción de las madres sobre las prácticas de los enfermeros en la promoción de la lactancia maternaPercepciones de los enfermeros y los pacientes con accidente cerebrovascular en la Educación para la Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

TEMIDO, Marta Alexandra Fartura Braga; CRAVEIRO, Isabel  y  DUSSAULT, Gillles. Perceções de equipas de saúde familiar portuguesas sobre o alargamento do campo de exercício da enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2015, vol.serIV, n.6, pp.75-85. ISSN 0874-0283.  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14076.

Enquadramento: O alargamento do campo de exercício do enfermeiro de cuidados primários tem constituído uma estratégia utilizada em diversos sistemas de saúde com ganhos conhecidos. A sua exequibilidade depende do consenso dos profissionais de saúde sobre a sua adequação. Objetivos: Conhecer as perceções de equipas de saúde familiar portuguesas sobre o alargamento do campo de exercício do enfermeiro de cuidados primários. Metodologia: Grupos focais. Resultados: Na perceção das equipas, as expetativas dos cidadãos, a escassez de enfermeiros e a necessidade de formação específica são os principais problemas a enfrentar. As equipas discutiram vários papéis que a profissão de enfermagem poderia assumir em Cuidados de Saúde Primários (CSP), mediante uma reorganização do trabalho, enquadrada normativamente. Conclusão: A atribuição de papéis clínicos mais vastos ao enfermeiro de CSP não reúne unanimidade, por ser percebida, por alguns médicos e enfermeiros, como desajustada e iníqua. Algumas equipas de saúde manifestaram disponibilidade para aderir a esta opção, face ao seu potencial contributo para melhorar a resposta a necessidades assistenciais atualmente não satisfeitas.

Palabras clave : atenção primária à saúde; prática avançada de enfermagem; percepção; equipe de assistência ao paciente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons